As temidas varizes são veias dilatadas e tortuosas que causam desconforto estético e clínico. Nos estágios iniciais elas podem ser assintomáticas, porém na maioria dos casos causam dor, cansaço e peso nas pernas. Quando não tratadas de forma correta as varizes podem progredir e desenvolver complicações graves.
Varizes quando não tratadas, podem provocar sérios problemas como a Tromboflebite. A Tromboflebite é a inflamação de uma ou mais veias causada por um coágulo no sangue e, geralmente, acomete pernas, pés ou tornozelos, porém pode acometer outras veias em outros lugares menos frequentes. Entre as principais causas estão a permanência em repouso por longos períodos e traumas locais. Porém, fatores como idade, obesidade, sedentarismo e uso de anticoncepcionais, podem criar uma predisposição para o problema, mas podem também surgir como primeira manifestação de outras doenças sistêmicas. Tromboflebite é coisa séria, por isso o diagnóstico e o tratamento correto, são essenciais.
Linfedema é uma doença do sistema linfático onde a rede de capilares responsáveis pela drenagem de líquidos do subcutâneo estão insuficientes, lentos ou inativos . A função dos capilares linfáticos é retornar com o líquido para dentro dos vasos sanguíneos, quando este sistema é falho ocorre o edema. O resultado é o acúmulo de líquido nos membros inferiores e / ou superiores que causam dores. Quando não tratado, pode levar a alterações e infecções de pele que são as celulites e as erisipelas. O tratamento do linfedema é uma associação de condutas e cuidados que exige dedicação do paciente e do médico especialista.
A trombose venosa profunda acontece quando um coágulo de sangue (trombo) se forma em uma ou mais veias, geralmente localizadas na perna. A principal causa da trombose venosa profunda é a imobilidade prolongada, muito comum nas longas viagens ou nos casos de permanência no leito em repouso por doenças e depois de cirurgias. Além disso, lesões nos vasos e desequilíbrio nos fatores de coagulação do sangue também podem causar a formação de trombos
Muito comum em mulheres, idosos e obesos, a Insuficiência Venosa Crônica acontece quando as válvulas das veias não funcionam corretamente, a bomba muscular da panturrilha está pouco ativada, nas obstruções das veias, causando o acúmulo de sangue na região afetada e o aumento da pressão no interior dos vasos. Além de varizes aparentes, entre os sintomas mais comuns da insuficiência venosa crônica estão inchaço, dor, sensação de queimação nas pernas, escurecimento e inchaço das pernas. O tratamento depende da gravidade da doença, mas pode ser feito com a administração de medicamentos, meias de compressão ou cirurgia para impedir a evolução do quadro.
A Doença Arterial Obstrutiva Periférica (DAOP), é caracterizada pela redução do fluxo sanguíneo devido à obstrução parcial ou total das artérias que compõem a parte periférica do sistema cardiovascular. Mais comum entre os idosos, de 70 a 80% dos pacientes acometidos são assintomáticos, o que pode dificultar o diagnóstico.